Netiqueta

Este conteúdo tem por objetivo ressaltar alguns pontos importantes do convívio virtual com algumas regras básicas que facilitarão a convivência e o entendimento neste ciberespaço.

Do inglês “network” e do francês “étiquette”, “netiqueta” é um neologismo que aponta as normas de conduta com finalidade de demonstrar boa educação na internet, a partir da ideia de autocontrole como indicador de civilidade. Destacando a Civilidade como o pressuposto do respeito pelas normas de convívio entre os membros de uma sociedade organizada. Educação e etiqueta não são coisas de “gente chique” nem uma coisa “fora de moda”, pois esta recomendações podem evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc.

A “netiqueta” não deve ser confundida com a etiqueta da vida real, lembre-se ela é um guia para facilitar a comunicação das pessoas no espaço virtual.

Você já refletiu sobre como se comunica com outras pessoas na Internet? Neste momento a comunicação por videoconferência tem se tornado comum porém nem sempre as conexões têm capacidade suficiente para manter de forma satisfatória o áudio e vídeo de forma conjunta. Às vezes não estamos vendo o rosto uns dos outros e nem ouvindo o tom de voz de cada uma das partes para determinar os sentimentos e ideias que estão implícitos nesta conversa.

Conhecer o básico da netiqueta para nós que interagimos no mundo virtual, principalmente no ensino a distância (EAD), não é apenas obrigatório e sim essencial para a clareza e bom entendimento das pessoas e dos conhecimentos envolvidos.

Seguiremos para uma compilação de algumas dicas práticas que tornarão nossa interação menos sofrível e fluída para todos que estão de frente para as “telinhas”.

1 – CAIXA ALTA: TUDO EM MAIÚSCULAS

Expressa a ideia de se estar GRITANDO. Este é o sentimento dos leitores quando nós escrevemos desta forma. Imagine uma conversa que se desenrola toda aos gritos. Seria agradável? Agora junte a este desagrado um belíssimo NEGRITO E SUBLINHADO.

Estes recursos, negritos e sublinhados, devem ser utilizados para destacar um termo no texto. Contudo a caixa alta deve ser evitada.

2 – Blocos de texto muito longos.

Blocos de texto muito grandes são cansativos e dificultam a leitura na web, por isso utilize espaços em branco entre os parágrafos e tente ao máximo ser conciso e objetivo. Uma boa dica na hora de escrever algo muito longo é dividir os textos em blocos e, se possível, subtítulos. Isto ajuda ao leitor encontrar os pontos de seu interesse.

3 – Pontuação.

Algumas pessoas se esquecem de pontuar as frases ao enviar mensagens e quem vai ler acaba se cansando antes mesmo de chegar ao final. Quando chega ao final ainda pode nascer aquela sensação de que não entendeu nada. Então respire, não precisa se afobar ou ficar ansioso, a pontuação é bem-vinda.

É sempre bom ler o texto antes de enviar uma mensagem, além de evitar os erros de gramática e ortografia também ajuda a avaliar se o texto está compreensível. Se o navegador que você utiliza não consegue verificar a ortografia e gramática de algum conteúdo textual procure escrever antes em algum editor de textos com estas funções e proceda com o velho “copiar e colar”.

4 - Gírias e emotes

Considerando o ambiente de trabalho como um local formal (o virtual também) a norma culta algumas vezes pode passar a impressão de distanciamento e até mesmo frieza. As gírias e emotes, quando bem empregados, trazem a aproximação e impessoalidade que as relações a distância necessitam. Mas cuidado! Sempre tenha bom senso, porque tudo que é demais acaba sobrando. Não se utilize destes recursos para transcrever partes de um texto que precisam ser compreendidas pelos leitores. Aquelas imagens pequenas podem ser úteis para expressar uma emoção difícil de traduzir em palavras – e por isso mesmo podem ser mal interpretadas. A ironia nem sempre é evidente e as suas afirmações podem adquirir um tom grosseiro quando transmitidas através de um meio puramente textual.

 5 - Interagindo nos fóruns

Quando participar das discussões nos fóruns é bacana mencionar qual mensagem está sendo respondida, indicando quem disse o quê, fazendo citações para manter a organização e clareza das discussões. Seja objetivo e evite desviar do assunto, não tem nada mais confuso do que entrar em um tópico e se deparar com discussões de temas diferentes.

Não é fácil gerenciar todas as mensagens e recados que recebemos, mas é importante se dedicar e se comprometer a responder todas as pessoas com o mesmo nível de atenção e respeito. Direcione as mensagens públicas e os recados, enviando somente aos envolvidos com o tema em questão.

Discussões “acaloradas” e opiniões contrárias sempre surgem no meio virtual por isso é importante saber se portar com educação e evitar a agressividade ou sarcasmo. Ninguém é obrigado a concordar com a opinião dos outros, mas o respeito é obrigação de todos que convivem em sociedade (física ou virtual).

6 – Mensagens em geral e publicações

Em comunicações instantâneas (como Whatsapp), é de bom tom cumprimentar e se despedir da pessoa com a qual está falando – da mesma forma como você faria em uma conversa falada.

Pense no horário em que sua mensagem foi enviada. A pessoa pode estar ocupada trabalhando, dormindo ou viajando; considere também o fuso horário e horário de verão.

Caso receba uma mensagem sobre algo a ser resolvido urgentemente, envie uma resposta logo que receber a mensagem – mesmo que não possa trabalhar com aquilo no momento, mas indique que você está ciente e que começará a resolver o problema o mais rápido o possível.

Leia o e-mail recebido antes de enviar uma resposta. Parece óbvio, mas em e-mails longos ou mal escritos demandam um maior nível de atenção e interpretação. Mesmo e-mails curtos, algumas pessoas tem preguiça de ler e só querem pronto o que pediram, sem ter trabalho algum.

Ao enviar mensagens usando e-mail ou qualquer outra forma de comunicação do setor e que você trabalha, lembre-se que você está representando-o, assim não deve usar opiniões pessoais.

 7 – Somos diferentes!

Timidez, dificuldades técnicas, desinteresse e problemas pessoais podem levar ao silêncio virtual e é preciso saber interpretar o que ele significa. Sempre que possível mantenha um diálogo franco sobre o motivo do silêncio ou da ausência, dessa forma você não estará sozinho para vencer suas barreiras e buscar soluções.

8 – Formatações textuais

Utilizar cores diferentes nos textos e mensagens deve levar em consideração o famoso bom senso. Não tem nada mais incômodo aos olhos do que ler um texto todo colorido na tela do computador/tablet/celular. A maioria das pessoas não entende que a leitura digital é totalmente diferente da impressa e, brincar com as cores e tamanho das letras pode ser muito prejudicial para quem vai ler.

Novamente, a leitura digital é totalmente diferente da leitura impressa e a formatação “justificar” não funciona digitalmente da mesma forma que nas mídias físicas e inclusive atrapalha a leitura.

Você já parou para pensar que nossos olhos se comportam de forma diferente na leitura em sites? A tela pisca intermitentemente (causando desconforto com a exposição contínua) e os nossos olhos não têm outra referência para manter o fluxo de leitura além das irregularidades nos blocos de texto.

 

A exibição dos textos justificados no navegador apenas colocam grandes espaços em branco no meio das palavras de forma a deixar o texto regular, porém, esse espaçamento cria “rios” em branco no texto, tornando a leitura quase um pesadelo.

Vejamos três razões para dizer “não” à justificação:

  1. Os grandes espaços em branco entre as palavras interrompem o fluxo de leitura e a torna mais lenta.
  2. Blocos uniformes dificultam a localização no texto.
  3. A tecnologia web não está preparada para exibir textos justificados. Nem todos os navegadores possuem as características sofisticadas que programas para impressão possuem (hifenização, espaçamento entre letras, balanceamento de fontes, etc.)

 

 9 - Críticas construtivas

As críticas devem ser feitas discretamente, em mensagens privadas. Evite constrangimentos para a pessoa que vai receber esta mensagem e saiba como pontuar essa crítica para que ela não seja vista como algo negativo ou tenha um efeito destrutivo para o receptor.

10 – Estamos distantes mas ...

Não faça suposições e/ou afirmações sobre outras pessoas sem conhecê-las. Não pense que as pessoas sabem tudo o que você já sabe sobre um tema e que você não precisa se dar ao trabalho de explicar direito, nem achar que o leitor nunca vai entender e melhor nem tentar explicar.

Ao argumentar, não faça uso de informações sem a devida verificação de sua autenticidade. Não basta mostrar que a informação existe e que está publicada, mas verificar se quem a publicou é de confiança.  Evite o uso de informações controversas para sustentar seus argumentos, exemplo: “O caos será instaurado porque teremos uma invasão alienígena!”

Desista de uma discussão quando não tiver mais o que dizer. Não abandone o racional, partindo para o emocional. Esteja sempre pronto a recuar e pedir desculpas, assim como aceitar um pedido de desculpas com educação. Dê os elogios a quem merece.

 

Baseado em:

http://www.ead.unimontes.br/nasala/netiqueta-ead/

https://www.monolitonimbus.com.br/netiqueta-boa-comunicacao-na-internet/

 

 

 

Última atualização: quinta, 19 nov 2020, 08:33