SEDECOM

DEBATE

DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Número de respostas: 7

Elabore justificativa e defina indicadores setoriais com base nos fundamentos da mediação, com vistas a futura implantação prática e medição de tais indicadores. 

Cada participante deve contribuir com pelo menos 2 participações de, no mínimo, 4 linhas e, no máximo, 7 linhas completas.

Não critique, substitua características para tornar viável a ideia do colega. 

Não crie indicador com caráter punitivo, porque não será solução ganha-ganha. 

Explore sua criatividade - brainstorm

façam suas colocações e contribuições nas falas dos colegas

Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Fala anterior - Ana Caroline:

Hoje no SEDECON atuamos num formato onde todos fazem de tudo um pouco. Poderia haver a divisão dos guichês, com o guichê 1 - triagem com entrega da senha, guichê 2 e 3 com retorno pra resposta é demais andamento e o restante pra atendimento. Caso os guichês para retorno estejam vazios, estes darão suporte ao atendimento.

O pouco de audiência que eu acompanhei e vi observei que é dificílimo obter êxito nas audiências com 30 minutos de duração. Normalmente as partes querem falar, o consumidor quer se queixar e o fornecedor se explicar. Minha sugestão é que seja feito um filtro de demandas. 3 dias da semana com disponibilidade de audiência de 1 em 1h e nos outros dias audiências podem permanecer de 30/30minutos. Pq no formato atual temos mais quantidade do que qualidade no atendimento ao consumidor.

No SEDECON, temos como grande dificuldade é entender de fato o que o consumidor deseja. Muitas vezes temos dificuldade de traduzir o que chega até nós e a resolução está justamente na capacitação dos atendentes.
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: Re: DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Fala anterior - Ana Carolina Panissoli
É de extrema importância os pontos sugeridos pelo Nilson e pela Fernanda, pois notamos ao estudar as técnicas de mediação e conciliação,que uma eficiente comunicação é um dos princípios básicos para a resolução do conflito.

No meu ponto de vista, uma das principais demandas do SEDECON são os problemas entre os consumidores e seus bancos. Muitas das vezes os fornecedores de serviço induzem os consumidores a contratar seguros e empréstimos, não os esclarecendo totalmente. Minha sugestão seria criar uma lista elencando os 3 melhores bancos para se ter vínculos indicando-os, assim, aos consumidores. Os critérios para estar entre um dos três seriam: apresentar o menor índice de reclamações no órgão, demonstrar interesse em resolver as demandas, ter eficientes canais de comunicação, entre outros.
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: Re: DEBATE

por Priscila Parreira Campos -
Não sei como é o quadro de funcionários de vocês, se daria pra dividir por setores. Na minha opinião, assim como você fez esse levantamento, o ideal seria a capacitação dos funcionários. Com os funcionários capacitados o atendimento é mais direcionado, ganhando tempo que pode ser disponibilizado nas audiências. Priorizar os resultados concretos onde seja alcançado o êxito com certeza fara com que o SEDECON tenha um maior reconhecimento e maior eficiência.
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Fala anterior - Nilson

Historicamente os Procons obtêm altos índices de acordos, mas a dificuldade em alguns casos esbarra numa deficiência dos próprios Procons no momento de redigir a demanda, muitas vezes faltam elementos importantes e que podem facilitar a sessão de conciliação. A identificação exata do conflito permite o desenvolvimento da conciliação.

Concordo com as questões levantadas pelas colegas, Fernanda e Carol Panissoli, no que diz respeito às dificuldades de conciliar ou mediar os conflitos entre consumidores e fornecedores. Entendo que essa não é uma questão muito fácil, dependemos de uma predisposição das empresas em entender a importância da conciliação e enviar para as sessões ou audiências prepostos com alçada para negociar. Talvez uma das soluções eria incluir na lei a exigência de preposto com contato direto com o setor próprio da empresa para facilitar a conciliação.
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Fala anterior - Fernanda Ferreira Campos

Hoje uma das dificuldades enfrentadas pelo setor é durante uma triagem não ser identificado corretamente todos os supostos envolvidos no polo passivo, isso ocorre a demora da solução da demanda, uma vez que identificado a ausência de algum fornecedor exigi-se um novo prazo para esclarecimento. Mas os atendimentos podem ser monitorados através de treinamento específico para estagiários de pós-graduação, seria uma ideia.


Uma dificuldade ao finalizar uma reclamação, é quando em audiência os representantes das partes reclamadas não possuem autonomia para decidir e apenas ratificam os termos da defesa apresentada, onde muitas das vezes, esta mesma defesa foi apresentada anteriormente como resposta e estimulando a convocação. Seria interessante que os fornecedores tivessem um canal online para atendimento exclusivo aos prepostos e procuradores.
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: Re: DEBATE

por Fernando Guilhon de Castro -
Vejam se entendi bem, me corrijam se eu não compreendi bem... o SEDECON poderia aprimorar:

1 - a organização do atendimento/triagem;
2 - o formato das audiências de conciliação;
3 - a identificação das demandas dos consumidores;
4 - a lista de bancos "amigos do correntista";
5 - a comunicação com empresas reclamadas para que entendam a importância da conciliação;;
6 - a capacitação da equipe interna.
Abraço
Em resposta à Fernando Guilhon de Castro

Re: Re: Re: DEBATE

por Fernanda Ferreira Campos -
Sim, se houvesse a capacitação dos atendentes eliminaríamos 3 itens dos 6 elencados; vejo um destaque maior na autonomia dos prepostos em audiência.