Plano de Curso

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Docente

Patrícia Mara de Souza

Área de Conhecimento

(conforme Edital)

Administração Pública e Gestão

Disciplina

(conforme Edital)

Gestão de Pessoas no Setor Público

Turma (informado pela Escola)

Carga Horária

(justificar se exceder 30h/a)

30 h/a

Número de Alunos

Datas das Aulas (dia/mês/ano)

09/03/22; 16/03/22; 23/03/22; 30/03/22; 06/04/22; 20/04/22; 27/04/22.

Horário (das __ às __)

8:30h às 11:10h

RECURSOS DIDÁTICOS A UTILIZAR

Datashow, computador.

METODOLOGIA

Para o atendimento dos propósitos da disciplina, serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, com ampla discussão dos diversos aspectos. Serão privilegiados, ainda, os debates, podendo ser aplicados trabalhos intra e extra-classe individuais ou em equipe, técnicas de aprendizagem autônoma (aprender a aprender) dentre outras que busquem desenvolver as competências e habilidades apontadas no item – Objetivo Geral.

OBJETIVO GERAL (conforme Edital)

Situar a Gestão de Pessoas no contexto da teoria administrativa atual através da sua perspectiva histórica e de seus principais conceitos e práticas; entender o papel do planejamento estratégico de pessoas nas organizações; e estabelecer relações entre os conceitos e a prática de Gestão de Pessoas no setor público. Compreender os processos operacionais do sistema de Gestão de Pessoas no setor público; compreender os processos de desenho de cargos, de carreiras e de admissão e dispensa de servidores; identificar o papel estratégico dos processos de desenhos de cargos, de carreiras e de admissão e dispensa de servidores. Compreender os conceitos de remuneração, de treinamento, de desenvolvimento e o papel estratégico de cada um deles na Gestão de Pessoas; conhecer as principais técnicas de remuneração e incentivos, observando seu contexto; identificar o papel das técnicas de treinamento e desenvolvimento na gestão estratégica de pessoas. Entender a conceituação, as potencialidades e os diversos métodos de avaliação de desempenho humano; analisar as novas perspectivas desse processo da Gestão de Pessoas; compreender a necessidade de um sistema de informação na Gestão de Pessoas e de descrever esses sistemas; conhecer os principais conceitos e sistemas de higiene e segurança no trabalho; e compreender o significado de qualidade de vida no trabalho, as suas bases teóricas e as características necessárias para implantação de programas que permitam a melhoria do clima organizacional. Entender a diferença entre grupos e equipes e sua gestão; compreender a Gestão por Competências; adquirir noções sobre Gestão do conhecimento; conhecer as tendências para a área de Gestão de Pessoas no setor público.

OBJETIVO ESPECÍFICO (pretendido pelo docente)

Contribuir para o desenvolvimento das competências para que os alunos possam bem exercer suas atividades laborais; saber as funções da gestão de pessoas nas organizações públicas, sua utilidade, e os resultados delas esperados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (conforme Edital, acréscimos ou supressões devem ser destacados e submetidos à Escola)

* Introdução à Gestão de Pessoas

- Evolução da Gestão de Pessoas no Setor Público

* Planejamento Estratégico de Pessoas

- Gestão de Pessoas no Serviço Público: teoria e prática

* Processos de Cargos, de Carreiras e de Admissão de Servidores

- Processo de Desenho de Cargos o Conceito de Cargo

- Desenho de Cargos

- Planejamento de Carreira

- Processos de Recrutamento e Seleção de Pessoas

- Provas de Conhecimentos

- Prova de Títulos

- Dispensa de Servidor Público

* Processos de Recompensas e de Desenvolvimento

- Incentivo, Remuneração, Recompensa, Salário e Remuneração Estratégica

- Benefícios

- Processos de Treinamento e Desenvolvimento

* Avaliação, Informação e Bem-Estar

- Avaliação de Desempenho Humano

- Sistemas de Informações Gerenciais

- Higiene e Segurança no Trabalho

- Qualidade de Vida no Trabalho

- Clima e Cultura Organizacionais

* Gestão da Organização Moderna e Tendências da Gestão de Pessoas

- Gestão de Equipes

- Gestão por Competências

- Gestão do Conhecimento

- Tendências da Área de Gestão de Pessoas no Serviço Público

ATIVIDADES AVALIATIVAS PROGRAMADAS

O processo formal de avaliação do aprendizado compreenderá uma avaliação ao final da disciplina, sendo que as nota poderá ser composta por trabalhos intra e extraclasse, participação (comprometimento) no decorrer das aulas que possibilitem a aquilatação das competências e habilidades desenvolvidas ao longo da disciplina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Luis Cesar G. de – Gestão de Pessoas: estratégias e integração organizacional. São Paulo: Altas, 2014.

BECKERT, Mara; NARDUCCI, Viviane.– Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas. São Paulo: Juruá, 2018.

BERGUE, Sandro T. – Gestão Estratégica de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Fórum, 2019.

CARVALHO, Antonio Vieira de – Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage, 2011

CHIAVENATO, Idalberto – Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014

CHIAVENATO, Idalberto – Recursos Humanos: O capital humano das organizações. São Paulo: Elsevier, 2015.

DUTRA, Joel Souza, DUTRA, Tatiana Almeida e Dutra, Gabriela Almendra – Gestão de Pessoas – Realidade Atual e Desafios Futuros. São Paulo: Atlas, 2017

JEFFERSON, M. A. Leonardo; MORENO, Marcio – Novos Desafios da Gestão de Pessoas: Rupturas entre a Teoria e a Prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2017

MILKOVICH, George T.; BORDREAU, John W. – Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2011

SILVA, Ana Cristina M. de Andrade – Gestão de Pessoas no Setor Público. São Paulo: Alteridade, 2021

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa – Administração teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2013

Última atualização: quinta, 8 set 2022, 10:22